Publicado em 12/07/2007
O prefeito em exercício de Rio Branco , no Acre , Eduardo Farias recebeu nesta quarta-feira, à tarde na Prefeitura a visita do secretário de comunicação da Associação Brasileira dos Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (ABGLT), Léo Mendes e do presidente da Associação de Homossexuais do Acre (AHAC), Germano Marinho. A conversa girou em torno do Núcleo de Direitos Humanos e Combate à Homofobia (NUDICHO) implantado recentemente na Universidade Federal do Acre (UFAC) e, também, sobre políticas afirmativas que contemplem “Um plano de enfrentamento à homofobia em Rio Branco”, destacou Germano Marinho.
Léo Mendes sugeriu que a Prefeitura do Acre em parceria com a AHAC participasse do edital do Ministério da Cultura para o Festival GLBT, e ainda que o Núcleo de pesquisas da UFAC realizasse , este ano, pesquisa na Parada, em parceria com o poder público municipal para detectar as demandas de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgeneros, transformando os desejos em políticas públicas. O Prefeito, que também é secretário municipal de saúde, gostou da idéia de Léo Mendes, de que os profissionais de saúde de Rio branco tratem as travestis pelo nome social para impedir abandono de tratamento ou prevenção da saúde. Léo Mendes, sugeriu ainda que a Prefeitura de Rio Branco busque junto ao Mec recursos para capacitar professores municipais para as questões de respeito aos alunos e educadores GLBT, além de outros incentivos oferecidos pelo Governo Lula nas áreas de saúde, segurança pública e cultura.
Rio Branco possui pouco mais de 300 mil habitantes, apesar da grande visibilidade de GLBT na cidade, o município não possui nenhuma sauna, cine, bar ou boate Gay. O Intercambio entre o movimento do Acre e da Bolívia já começa a render frutos com a realização de uma parada na divisa daquele país , neste domingo , com a presença da comunidade GLBT acreana e bolivianado Acre..De acordo com Germano Marinho, a parada de Rio Branco este ano, nod ia 16 de setembro, contará com Show de Fernanda Abreu, participação de 50 mil pessoas, 25% da população da cidade e é o maior evento de massas da cidade. A Visibilidade do estado de Chico Mendes trazido pelo seriado da Globo sobre a Amazônia, a fé e misticismo do Daime e Hausca, além da defesa da questão ambiental, transforma a parada de Rio Branco como de grande interesse, especialmente de GLBT Europeus e Americanos, preocupados com a defesa da Floresta.
Contatos: (068) 9987 3795 Germano
(062) 8405 2405 Léo Mendes